Skip to content

A profissão: Chaveiro

O chaveiro é uma profissão antiga e pode estar em vários pontos das grandes cidades como supermercados, shoppings, numa rua de comércio movimentada e em vários outros pontos. Esse profissional tem como objetivo fazer cópias de chaves de carros e casas, de uma forma que a cópia fique o mais próximo possível da original.

Com o passar dos anos os novos produtos foram surgindo, principalmente os que dizem respeito à segurança, por exemplo, fechaduras protegida por senhas, chaves de carro protegida por chips eletrônicos, o que fez com que esse profissional não se limitasse apenas em fazer cópias, ou seja, o profissional teve que se qualificar para estar apto para fazer a manutenção dos novos equipamentos.

Além das cópias de chaves, existem outros serviços que pode ser realizado pelo chaveiro profissional:
• Abertura e troca de segredos;
• Abertura de fechaduras, cadeados e cofres;
• Serviços de cutelaria (afiação de alicates, tesouras e facas);
• Leitura de senhas;
• Fabricação de carimbos (todos os tipos e modelos).

Embora muitos não saibam, o mercado de trabalho para quem exerce a função de chaveiro é amplo, além de atender os serviços básicos, esse profissional pode trabalhar em lugares como mecânicas, metalúrgicas, movelaria dentre outras, principalmente quando esse profissional é especialista em fazer afiações de ferramentas.

Para ser um chaveiro profissional, algumas empresas já oferecem cursos profissionalizantes nessa área, o que inclui desde as técnicas de afiação de ferramentas até as tendências na confecção de chaves.

Posts Relacionados

A importância de se fazer cópias de chaves

Apesar de fazer uma nova cópia de chave ser um procedimento muito simples e que leva poucos minutos, se você for pego de surpresa por causa de um problema com
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte está aqui para responder suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?